O que é Marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma das tendências mais fortes dos últimos tempos. Se você quer ter visibilidade no ambiente[…]
Antes de entrarmos no assunto do título, é preciso ter em mente de que cada cliente é único, assim como cada situação. E é justamente isso que iremos mostrar nos próximos parágrafos. Entendido? Então vamos lá!
A primeira coisa a se fazer (e a mais essencial delas) é dialogar com seu cliente. Faça reuniões de briefing, pesquise sobre o segmento de mercado em que ele se encaixa (aqui entra o campo de atuação e seu posicionamento geográfico), faça um estudo e análise dos seus principais concorrentes e defina bem o seu público-alvo.
Entender as “dores” do cliente é uma das partes mais importantes do processo. Isso porque você deve saber o que ele tem em mente, qual as dificuldades que ele tem com o seu ramo de negócio e o que ele quer (e pretende) atingir, tanto a curto quanto a médio e longo prazos.
Para isso, elabore um questionário para que ele responda a essas perguntas e o entreviste! Nesse momento, você é o melhor amigo do seu cliente (e vice-versa).
O alinhamento com seu cliente deve ser 100%. É preciso que ambas as partes falem a mesma língua e estejam em busca do mesmo objetivo para que a estratégia utilizada seja efetiva. Ninguém entende mais do próprio negócio do que o dono, certo? Pois é ele quem vai te dar as diretrizes iniciais para a elaboração de um plano estratégico.
Depende. Às vezes, não faz sentido algum bolar uma campanha de marketing para Facebook Ads para determinado cliente que tenha seu foco maior em gestão e em empresas. O meio correto seria o LinkedIn.
Ou mesmo o Instagram. Pergunta: Seu cliente vende produtos de bens de consumo que dependem de fotos ou vende serviços digitais não palpáveis? Acho que você já tem a resposta!
Entendi, dialoguei, entendi as dores, planejei as estratégias e as coloquei em prática. Ufa! Trabalho cumprido!
Calma! Não é bem assim! Agora vem a etapa que muitos estrategistas esquecem de mencionar: o pós-serviços.
Continuar em contato fideliza o cliente! Lembre-se que marketing digital é uma ferramenta que muda a todo momento, quase que diariamente. Os algoritmos dos sites de buscas são dinâmicos, e tendem a se renovar constantemente.
Ofereça novos produtos, novos meios e estratégias que se adequam ao seu cliente. Essa proximidade garantirá a sua próxima “venda”.
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