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Entenda seu Cliente

Antes de entrarmos no assunto do título, é preciso ter em mente de que cada cliente é único, assim como cada situação. E é justamente isso que iremos mostrar nos próximos parágrafos. Entendido? Então vamos lá!

Dialogue

A primeira coisa a se fazer (e a mais essencial delas) é dialogar com seu cliente. Faça reuniões de briefing, pesquise sobre o segmento de mercado em que ele se encaixa (aqui entra o campo de atuação e seu posicionamento geográfico), faça um estudo e análise dos seus principais concorrentes e defina bem o seu público-alvo.

Entenda suas dores

Entender as “dores” do cliente é uma das partes mais importantes do processo. Isso porque você deve saber o que ele tem em mente, qual as dificuldades que ele tem com o seu ramo de negócio e o que ele quer (e pretende) atingir, tanto a curto quanto a médio e longo prazos.

Para isso, elabore um questionário para que ele responda a essas perguntas e o entreviste! Nesse momento, você é o melhor amigo do seu cliente (e vice-versa).

Planeje em conjunto as estratégias

O alinhamento com seu cliente deve ser 100%. É preciso que ambas as partes falem a mesma língua e estejam em busca do mesmo objetivo para que a estratégia utilizada seja efetiva. Ninguém entende mais do próprio negócio do que o dono, certo? Pois é ele quem vai te dar as diretrizes iniciais para a elaboração de um plano estratégico.

Quais redes de interação devo usar?

Depende. Às vezes, não faz sentido algum bolar uma campanha de marketing para Facebook Ads para determinado cliente que tenha seu foco maior em gestão e em empresas. O meio correto seria o LinkedIn.

Ou mesmo o Instagram. Pergunta: Seu cliente vende produtos de bens de consumo que dependem de fotos ou vende serviços digitais não palpáveis? Acho que você já tem a resposta!

Pós-serviços

Entendi, dialoguei, entendi as dores, planejei as estratégias e as coloquei em prática. Ufa! Trabalho cumprido!

Calma! Não é bem assim! Agora vem a etapa que muitos estrategistas esquecem de mencionar: o pós-serviços.

Continuar em contato fideliza o cliente! Lembre-se que marketing digital é uma ferramenta que muda a todo momento, quase que diariamente. Os algoritmos dos sites de buscas são dinâmicos, e tendem a se renovar constantemente.

Ofereça novos produtos, novos meios e estratégias que se adequam ao seu cliente. Essa proximidade garantirá a sua próxima “venda”.

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