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Facebook e Instagram: como anunciar nas redes sociais?

Um dos meios de se fazer marketing digital é investir no Facebook e Instagram. Isso porque essas duas redes sociais contam com grande relevância e público, e ficar mais próximo ao seu cliente é essencial para obter resultados.

Para ter uma comunicação diferenciada e assertividade em suas estratégias, é preciso criar campanhas e conteúdos específicos para esse nicho.

As redes sociais são ótimos locais para divulgar o trabalho da sua empresa e existem diversas situações em que pagar pelos anúncios pode ser uma ótima ideia. Por exemplo, começando uma empresa, um novo produto ou serviço, mudança de sede, entre outros.

Quer anunciar nas redes sociais, mas ainda não sabe como? Então, confira abaixo as dicas e veja o que você precisa para dar o pontapé inicial!

Como anunciar no Facebook e Instagram?

Quando estamos falando de anúncios no Facebook e Instagram, chamamos a ferramenta de Facebook Ads e Instagram Ads respectivamente. Semelhante ao que o Google oferece, ele permite criar e gerenciar campanhas de marketing. Também é possível segmentar o público-alvo de acordo com a necessidade do seu negócio e regionalizar o alcance.

Uma das vantagens de criar campanhas nessas redes sociais é que é possível delimitar o orçamento. Uma solução muito eficiente para empresas de pequeno porte e que não tem um grande orçamento disponível.

1. Identifique a sua persona

Essa é uma etapa de grande importância antes de começar a criar o seu anúncio. Ter a persona bem delimitada vai ajudar a economizar dinheiro.

As redes costumam cobrar o usuário por clique, então que ele seja mostrado para quem realmente tem a intenção de fazer negócios com a sua empresa ou se interesse pelo assunto. E, para isso, você precisa ter um público bem segmentado.

A própria página do Facebook da sua empresa — você só poderá anunciar se tiver uma — mostra alguns dados muito interessantes sobre as pessoas que seguem e visualizam a sua página. 

O mesmo vale para o seu perfil no Instagram que precisa ser comercial ou de criador de conteúdo.

Você consegue saber se o seu público tem mais homem ou mulher, idade, local onde mora, entre outras informações que são relevantes para criar a sua persona e também para criar o público que verá o seu anúncio.

2. Escolha o tipo de anúncio

Facebook e Instagram possuem tipos de anúncios parecidos. Você pode usar vídeos, imagens, imagens em formato carrossel e também pode anunciar pelos Stories.

A escolha do tipo de anúncio vai depender muito do produto ou serviço que deseja anunciar.

Por exemplo, para serviços um vídeo com alguém explicando sobre o assunto ou uma gravação de tela pode ajudar muito. Um anúncio em carrossel com um passo a passo sobre como utilizar determinado produto também pode ser uma ótima ideia.

3. Não exagere no texto da imagem

Uma das coisas que não se deve fazer nas imagens usadas no anúncio é enchê-las de texto. Isso reduz consideravelmente o seu alcance e você vai pagar mais por cada visualização.

Por isso, se precisar colocar um texto, seja bem objetivo e use poucas palavras. Lembre-se: uma boa imagem vale mais do que mil palavras.

4. Determine o investimento

Uma das melhores coisas no Facebook e Instagram e também em outras redes sociais é que você pode determinar quanto quer investir. O investimento é proporcional e você pode investir por dia. Por exemplo, se quer pagar 10,00 por dia durante 5 dias, então vai pagar um total de 50,00.

Dessa forma, não importa se você é uma pequena, média ou grande empresa: anunciar nas redes sociais é para todos!

5. Entenda os conceitos

Antes de começar a colocar o anúncio em prática, é importante entender alguns conceitos bem relevantes. São muitas siglas que você vai encontrar pelo caminho então, para sua mente não virar uma sopa de letrinhas, veja quais são os conceitos mais importantes:

  • CPC — custo por clique;
  • CPA — custo por aquisição;
  • CPM — custo por mil impressões;
  • CPE — custo por engajamento;
  • CPD — custo por disparo;
  • CPV — custo por visualização.

Não se preocupe em memorizar isso agora. Nossa dica é a seguinte: salve este conteúdo nos seus favoritos e assim, sempre que tiver dúvida, pode voltar nele.

6. Determine o objetivo

Saber o motivo para anunciar talvez seja a parte mais importante. Anunciar simplesmente porque todo mundo está fazendo isso não vai fazer diferença. Afinal de contas, qualquer caminho serve quando não se sabe para onde quer ir, o problema é que esse caminho pode não te levar para um bom lugar.

Por isso, estabeleça o principal objetivo do anúncio. Você quer gerar mais leads (potenciais clientes)? Quer mais conversões (vendas)? Quer divulgar um produto? Gerar maior engajamento? Pense sobre isso.

7. Foque nas primeiras palavras do texto

As primeiras palavras do texto do anúncio são as mais importantes, pois são elas que o usuário vai ler antes de clicar no “ver mais”. 

Por isso, capriche e, de preferência, use alguns emojis para chamar a atenção e gerar maior engajamento. Mas é claro, use apenas se achar que “casa” com o seu texto e com o seu público.

Por exemplo, anúncios voltados para ambientes corporativos não combinam muito com um texto mais informal.

Por que anunciar nas redes sociais?

Existem excelentes motivos para anunciar nas redes sociais e um deles já foi até explicado na lista acima que é o investimento. Ele pode ser proporcional e de acordo com o seu orçamento.

Existem outros bons motivos como:

  • aumentar a base de seguidores de forma mais rápida;
  • possibilidade de oferecer produtos para novos nichos;
  • anúncios por meio de redes sociais são mais acessíveis;
  • ajuda as empresas a alcançarem suas metas mais rapidamente.

Então, se você deseja alcançar os lucros desejados para sua empresa de maneira mais rápida e com qualidade, ou seja, conquistando bons clientes, anunciar nas redes sociais, especialmente Facebook e Instagram pode ser uma ótima opção.

Quer começar o seu anúncio, mas não sabe o que fazer? Então, entre em contato com a nossa equipe e faça o seu orçamento. Temos profissionais especializados no assunto!

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