Ícone do whatsapp

10 dicas para criar uma loja virtual de sucesso

Quer vender mais com a sua loja virtual? Você pode achar que já faz tudo o que está ao seu alcance para chegar ao sucesso com o seu negócio. Mas será mesmo que não há mais nada que possa ser feito?

É claro que tem a questão das compras de novos equipamentos, ter um site mais moderno, treinamento de equipe, renovar o estoque e tudo mais. Mas há muito além disso.

Quer descobrir o que pode ser? Então, confere abaixo 10 dicas que a gente escolheu para você vender bastante com o seu negócio digital!

Como vender mais com a loja virtual

1. Tenha uma boa plataforma

Você precisa contratar uma plataforma intuitiva, com conteúdo de qualidade e modificável para o seu negócio. O cliente não deve ter dificuldades em achar os produtos e em pagar pela sua compra. Se isso ocorrer, ele pode se desinteressar. Conheça mais sobre plataformas de gestão online.

O site deve ser fácil de navegar, com um menu com filtros que ajude o cliente a encontrar, rapidamente, o que ele precisa. Você pode ter o preço mais baixo do mercado, mas se o usuário sentir dificuldade em encontrar o produto, o momento da compra nunca chegará.

2. Faça pesquisas de mercado

As pesquisas de mercado são os primeiros passos para abrir a sua loja virtual. Elas vão te dizer o que falta no mercado, e o que os clientes do seu segmento estão comprando. Uma boa pesquisa também mostrará os dados da concorrência, para trabalhar no seu diferencial.

Hoje em dia, na era digital, ficou muito mais fácil fazer isso. Por exemplo, o próprio Linkedin — uma rede social profissional — é capaz de criar enquetes de forma gratuita, o mesmo vale para stories no Instagram e grupos no Facebook. Portanto, não tem desculpa para que essa pesquisa não seja feita!

3. Saiba traçar objetivos

A partir da sua pesquisa de mercado, você precisa traçar objetivos alcançáveis. Eles devem se referir a todos os detalhes da sua produção: produtos, distribuição, marketing, lucros, despesas, etc. Assim, o seu trabalho se torna mais direcionado, e mais tangível.

Além disso, como saber qual caminho seguir se você não sabe para onde vai? E não se trata apenas de você, mas também de toda a equipe! Eles também precisam de um direcionamento, afinal de contas, não podemos traçar metas de curto, médio e longo prazo sem enxergar o alvo final.

4. Tenha uma excelente gestão

Durante o funcionamento de sua loja, você precisa de gestão: um conjunto de técnicas que vão te ajudar a coordenar tudo em sua empresa. Não deixe de contratar profissionais e parceiros especializados, principalmente em gestão estratégica de finanças e de marketing, conceitos muito importantes.

Por exemplo, uma boa gestão de tráfego para sua loja virtual consegue identificar qual caminho os consumidores costumam fazer até clicar no botão comprar. Dessa maneira, podemos conhecer melhor o público e montar estratégias mais assertivas com base nesse comportamento.

5. Promova informações

Uma loja virtual não pode apenas focar nas vendas. Você também precisa divulgar informações para conquistar o público, e para fazer com que o consumidor acesse sua página em uma base regular. Não se esqueça de investir em boas técnicas de marketing de conteúdo.

Para vender mais é preciso criar relacionamento com o seu público-alvo e, atualmente existem diversas opções para isso.

As redes sociais, por exemplo, são ótimas para criar um bom relacionamento com possíveis clientes e também fidelizar os que já fazem parte da casa. Os blogs são ótimos para fazer com que a sua empresa seja encontrada nos mecanismos de buscas do Google e o e-mail marketing ajuda a fortalecer a sua marca, tanto antes como depois da compra.

6. Invista em imagem

Já ouviu falar que uma imagem vale mais do que mil palavras? Pois é, isso é a mais pura verdade. Você pode ver isso, por exemplo, quando se fala em beleza. Perfis com pessoas bonitas costumam ter mais aderência do público e isso tem a ver com uma questão inconsciente presente na nossa forma de pensar, de gostar de imagens belas.

Na internet, uma imagem permanente é tudo. Afinal, a concorrência é grande e as pessoas costumam ver as coisas com muita rapidez no ambiente virtual. Em meio a isso, você precisa de uma imagem sólida, baseada em valores concretos para fundamentar o seu funcionamento.

Foque, principalmente, na qualidade da imagem. Muito cuidado com fotos tremidas ou embaçadas, pois elas costumam passar uma impressão de desleixo.

7. Abuse das redes sociais

As redes sociais são um completo sucesso hoje em dia, e as lojas estão se dando conta disso. Se você quer atrair mais público, tenha uma boa estratégia de marketing nesses ambientes. A divulgação por Facebook, por exemplo, deve ser um dos pontos centrais.

E, como contra fatos não há argumentos, eis alguns números que podem impressionar:

  • dentro da América Latina, somos o país que mais utiliza redes sociais;
  • e, quando se trata de tempo por dia, nas redes sociais, somos o 2º no ranking mundial;
  • quase metade da população mundial usa, pelo menos, uma rede social.

E a tendência é de crescimento. De acordo com uma pesquisa feita por uma empresa brasileira, em 2025 a utilização desses serviços deve crescer mais de 10%.

8. Atente-se ao mobile

Antes de pensar em arrumar a sua plataforma para desktop, você precisa de uma presença em aplicativo para smartphone. Afinal, essa é a base da qual a maioria das pessoas tem acesso à internet hoje em dia, e isso só tende a crescer. Você precisa estar onde o público está.

E, se você não quer um aplicativo, tenha atenção para criar um site responsivo, ou seja, um que se adapte facilmente aos mais diversos tamanhos de tela. Num país onde o número de smartphones é maior do que a população, se preparar para o mobile é de extrema importância.

9. Use técnicas de SEO

Se você quer estar no topo, precisa estar também entre os primeiros resultados de buscadores online. Com a seleção de palavras populares e escrita técnica de SEO, isso pode ser uma realidade. Todas as vezes que o cliente procurar pelo seu segmento, você estará ali.

As técnicas de SEO podem — quer dizer, devem — ser utilizadas em conteúdos para blog e também no canal do YouTube caso você tenha um.

10. Faça parcerias

Parcerias com celebridades digitais é uma das melhores técnicas de crescimento, pois muitas pessoas passarão a acompanhar a sua loja. Escolha pessoas condizentes com o seu estilo e os seus valores, e feche um acordo para divulgações. Você não vai se arrepender!

E cuidado para não focar muito no número de seguidores. Ultimamente, as lojas estão percebendo que vale muito mais a pena focar nos micro influenciadores.

Viu que dá para vender mais na sua loja virtual usando algumas estratégias simples, mas que fazem toda a diferença? Encontre uma agência de marketing que te ajude com essas questões e a colocar todas as dicas que acabou de ver em prática. Os  resultados serão até melhores que o esperado.

Conhece alguém que também está precisando dessas dicas? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e leve informação útil para mais pessoas!

Veja mais conteúdos: