Ícone do whatsapp

Por que usar vídeos na sua estratégia de marketing digital?

O comportamento do consumidor vem se modificando a cada dia e, se a sua empresa não acompanha essa mudança e não se adapta a ela, as coisas podem não dar muito certo. É preciso pensar em novas estratégias de marketing digital para divulgar o seu produto ou serviço e assim conquistá-lo.

Nesse ponto, o marketing de conteúdo possui uma grande relevância já que, nutrir a sua persona com informações relevantes e úteis e sobre como a sua empresa pode ajudá-la dá aquela “mãozinha” no processo de compra.

Mas qual tipo de conteúdo criar para conquistar esse consumidor? Os vídeos são a estrela do momento e uma forte tendência na internet.

Quer saber mais sobre como e por que criar esse tipo de conteúdo? Confira abaixo!

4 motivos para usar vídeos na sua estratégia de marketing digital

1. Conteúdo dinâmico

O vídeo é um conteúdo bastante dinâmico ou que pode ser. Você pode utilizar a própria tela dos dispositivos móveis para explicar passo a passo, pode fazer vídeos de bate papo com outras pessoas e os vídeos ao vivo são ótimos para gerar engajamento, pois as pessoas participam ao vivo também, enviando perguntas.

2. Variedade de formatos

Uma das principais vantagens dos vídeos é a variedade de formatos que eles oferecem.

Por exemplo, a sua equipe pode fazer uma live no Instagram ou em outras redes sociais, pode criar vídeos rápidos de 1 minuto para o feed, podem criar vídeos para o TikTok, Reels, podem criar Webinars… as possibilidades são quase infinitas.

Isso permite à empresa utilizar o melhor formato de vídeo para o tipo de produto ou serviço. Por exemplo, as lives podem não ser a melhor forma para demonstrar o funcionamento de um produto, mas um vídeo gravado pode.

3. Ajudam a sua empresa a ser encontrada

Sabia que o YouTube é a segunda maior rede de pesquisa do mundo e só perde para o Google? Pois é, criar um canal por lá pode ser ótimo para sua estratégia.

Isso vale, especialmente, porque as redes sociais vêm reduzindo o alcance das postagens e, para aparecer, pode ser necessário investir mais um pouco. 

Já o YouTube funciona muito bem utilizando boas estratégias de SEO e, portanto, os vídeos por lá conquistam alcance orgânico. Sem contar que você pode monetizar o canal quando alcançar os parâmetros estabelecidos pela rede.

4. São uma tendência

Há alguns anos, os vídeos na internet começaram a chamar a atenção do público e, desde então, não pararam mais. As estatísticas sobre vídeos aqui no Brasil continuam subindo e somos o segundo no ranking mundial entre os países que mais consomem esse tipo de conteúdo.

E, como contra fatos não há argumentos, eis alguns números que provam a grande popularidade dos vídeos na internet:

  • Tweets com vídeos geram 10 x mais engajamento quando comparados aos que não têm;
  • No Instagram, os vídeos geram muito mais engajamento do que qualquer outro tipo de conteúdo;
  • 55% das pessoas assistem vídeos online todos os dias;
  • 82% de todo o tráfego na internet virá de vídeos online até 2022.

Viu como esses números são relevantes para criar uma boa estratégia de marketing digital e usar vídeos nela? Se adaptar é preciso.

Redes sociais para usar vídeos

YouTube

Sem dúvida alguma é a principal, entre todas as outras redes sociais, já que o foco do YouTube é basicamente, conteúdo em vídeo.

E, se você quiser que os vídeos feitos pela sua empresa sejam encontrados com maior facilidade pelos usuários, capriche nas estratégias de SEO, na descrição e no título.

A descrição é um ótimo local para colocar um pequeno resumo sobre o assunto do vídeo, os links que foram mencionados e também os links das suas outras redes sociais e site da empresa. E não se esqueça de colocar emojis, pois eles aumentam o engajamento.

Instagram

São 66 milhões de usuários só aqui no Brasil utilizando essa rede social, por isso, fazer vídeos para publicar no Instagram é bem interessante.

Ainda mais que estamos falando de uma rede que possui diversas ferramentas para publicar vídeos. Eles podem ir aparecer:

  • nos stories;
  • em formato de lives;
  • no Reels;
  • no feed;
  • no IG TV.

Pois é, o Instagram oferece diversas possibilidades para empresas que querem criar conteúdo em formato de vídeo. 

Por exemplo, quer publicar algum vídeo engraçado? O feed, os stories e o Reels podem ser ótimos locais. Quer vídeo que fiquem de forma permanente como um tipo de canal? O IG TV é excelente e o feed também.

Facebook

O Instagram pode estar no auge, mas o Facebook ainda gera bastante engajamento. É só pensar que quase metade da população brasileira acessa a rede todos os dias!

E, particularmente os vídeos, oferecem um excelente engajamento na rede. Além disso, ela possui uma facilidade que o Instagram não oferece: você pode compartilhar os vídeos do seu canal por lá, na sua página, em grupos do seu nicho ou no seu próprio perfil.

Além disso, também há o Facebook Watch que é uma parte da rede social exclusiva para vídeos. No mesmo ano do lançamento, ou seja, em 2018, já eram mais de 400 milhões de usuários conectados por mês.

Linkedin

Sabia que mais de 40 milhões de brasileiros estão no Linkedin? Essa é uma rede social que está ficando bem famosa por aqui e se você faz negócios com outras empresas, é o lugar para se estar.

Assim como em outras redes sociais, os vídeos nas postagens conseguem gerar maior engajamento.

O Linkedin percebeu isso e hoje em dia já permite que vídeos sejam publicados diretamente na plataforma. Antes, só podiam ser compartilhados por meio dos links, por exemplo, um vídeo no YouTube compartilhado lá.

Viu como os vídeos são importantes na sua estratégia de marketing digital? Eles podem fazer uma grande diferença, além de alcançar um número maior de público e aumentar o relacionamento da empresa com os seguidores.

Quer ficar por dentro das novidades do marketing digital? Então, siga as nossas redes sociais: Facebook, Linkedin e Instagram!

Veja mais conteúdos: