O que é um Viral?
Apesar do nome remeter a palavra “vírus”, um viral não é nada indesejável quanto se imagina. Viral é tudo aquilo[…]
Um site bonito visualmente não é tudo! Ele precisa ser atual, responsivo e dinâmico, com conteúdo de qualidade e atrativo. Por isso, é muito importante criar um blog e artigos para a publicação de conteúdo otimizado. Isso ajuda no posicionamento orgânico nos mecanismos de buscas e no ranqueamento do seu endereço eletrônico.
Mas por onde começar? Como criar um blog e o que a minha empresa vai precisar para isso? Bom, para ajudá-lo a responder a essas perguntas e fazer o seu site ir ao ar o mais rápido possível, leia abaixo o conteúdo na íntegra. Confira!
Um blog é um local de informação digital, um local onde fazemos conteúdo escrito informativo, com a ideia de ajudar o leitor a resolver um problema.
Não é o local para descrever seus produtos e serviços, mas a depender da estratégia utilizada e do local que o conteúdo se encontra na jornada do cliente, você pode sim usar alguns conteúdos do blog para falar sobre o que a sua empresa oferece.
Primeiro, vamos desmistificar a ideia de blog. Quando se fala no assunto, muitos acreditam ser “coisa de blogueira” e não poderiam estar mais errados.
O blog hoje é uma estratégia utilizada por pequenas, médias e grandes empresas para aparecer nos resultados de pesquisa do Google e não só aparecer: por meio de um conteúdo bem feito, você pode ficar na primeira posição desses resultados.
Só para se ter uma ideia da importância de aparecer no Google, saiba que são feitas cerca de 3,5 milhões de pesquisas todos os dias nesse buscador. E é bem provável que assuntos relacionados ao nicho da sua empresa sejam pesquisados por muitas pessoas.
Isso, por sua vez, significa que a sua empresa está perdendo grandes oportunidades de aparacer justamente quando um possível cliente está pesquisando por algo que ela oferece.
Mas não se trata apenas de escrever um texto, não é tão simples assim. Há uma grande concorrência para aparecer nas primeiras posições do Google. Alguns pagam para isso (são os anúncios) e outros fazem de forma orgânica, ou seja, sem pagar ao Google. Para isso, é necessário utilizar as estratégias de SEO (Search Engine Optimization), uma velha conhecida de agências de marketing e profissionais de conteúdo.
Como dissemos aqui, ter um blog faz com que a sua empresa apareça com maior frequência entre os resultados de pesquisa do Google. É a chance que as pessoas têm de conhecer o seu negócio e de como ele pode ajudar a melhorar a vida delas resolvendo algum tipo de problema.
Você também pode aproveitar o conteúdo pronto para divulgá-lo em mais locais, por exemplo, em redes sociais como Linkedin e Facebook ou mesmo pelo Instagram no “link da bio”.
Se você ganha maior visibilidade, a consequência disso é a chance de conquistar mais clientes e também mais seguidores, tanto no blog quanto nas redes sociais. Isso ocorre simplesmente pelo fato de que as pessoas estão interessadas no conteúdo que você tem para mostrar a elas.
Quando, por meio do blog, você conhece resolver algum problema delas ou esclarecer alguma dúvida, elas sentem uma certa gratidão e, como recompensa pela ajuda, passam a seguir você.
Tudo se transforma por meio de uma reação em cadeia. Se você gera conteúdo de qualidade e consegue mais clientes, logicamente o que acontece? Os lucros aumentam!
Isso significa que deixar de ter um blog na sua empresa implica, diretamente, na perda de lucros incalculáveis, pois você não sabe quantos clientes vai conquistar por meio de um blog e como um único cliente pode gerar grandes lucros para sua empresa.
Marcas que vendem mais são aquelas que se relacionam melhor com os clientes. Afinal de contas, se relacionar faz parte da natureza humana, portanto, antes de vender, pense em criar essa relação.
O blog é uma ótima estratégia para isso, afinal de contas, é um local pelo qual você vai poder ajudar os seus usuários e as pessoas amam empresas que as ajudam a resolver os problemas. Por isso, com o blog você passa a gerar bons relacionamentos de forma espontânea.
E, engana-se quem acredita que montar um blog é algo caro. Aliás, está bem longe disso. Aliás, você pode começar usando ferramentas gratuitas como o Pulse do Linkedin, o Medium e vários outros que existem por aí.
Mas se você deseja começar com algo mais profissional, o melhor que tem a fazer é comprar um domínio, uma hospedagem, usar um bom layout e colocar a mão na massa. E se você não entende de nada disso, contratar uma agência de marketing pode ser uma excelente ideia.
A agência, além de ter profissionais que entendem muito bem de técnicas de SEO — melhorando o posicionamento das postagens do seu blog — também sabem quais são as melhores plataformas com um melhor custo-benefício.
Quando você começa a produzir conteúdo de forma constante e com maior qualidade, as pessoas começam a seguir o seu blog e ele acaba se tornando uma referência para elas.
Essas mesmas pessoas passam a indicar o seu blog para mais pessoas e, quando você menos espera, já se tornou uma autoridade e uma referência no seu ramo de atuação. Por isso, esse é mais um bom motivo para você começar a criar um blog para sua empresa o quanto antes.
O conteúdo do blog ajuda a educar os usuário e futuros clientes sobre o seu produto ou serviço e como ele pode ajudá-lo, como funciona, quais benefícios trará para o dia a dia do consumidor.
Assim, quando uma pessoa entra em contato com a sua empresa por meio do blog ou site, é bem provável que ela já esteja pronta para comprar e só precise tirar algumas poucas dúvidas antes.
Criar um blog pode não ser algo simples, mas sem dúvida alguma, gera diversos benefícios para você, sua equipe e sua empresa. Pense, no longo prazo, quantos clientes você pode conquistar por meio dessa ferramenta. Certamente há muitas vantagens nisso.
Quer criar um blog e não sabe por onde começar? Entre em contato com a nossa equipe e faça o seu orçamento!
Apesar do nome remeter a palavra “vírus”, um viral não é nada indesejável quanto se imagina. Viral é tudo aquilo[…]
Terceirizar o Desenvolvimento Web empresa está virando uma das estratégias mais usadas para produzir bons conteúdos digitais. Se você ainda[…]