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O que é Inbound Marketing?

Você já ouviu falar em Inbound Marketing. Se ainda não conhece, prepare-se, pois está super em alta! Será uma expressão recorrente nas discussões sobre marketing online aqui no Brasil, já que lá fora já faz sucesso!

Sabemos que a internet mudou a forma como as pessoas enxergam e interagem com as marcas. Nem todo mundo gosta de anúncios, principalmente se estes aparecem de forma inconveniente, porém, com essa nova estratégia, o inbound marketing, as coisas são diferentes! As marcas precisam se reinventar para correr lado a lado com as novas tecnologias, formas de divulgação e aprender novas técnicas. A transformação digital, seu avanço e a modificação do perfil dos consumidores obrigam as empresas a se modificarem e evoluírem seu marketing se quiserem alcançar seu público-alvo e fazer com e eles conheçam sua marca.

O que faz essa nova estratégia ser tão eficiente e útil para todo tipo de empresa, independente de seu porte ou ramo, é o seu simples processo de operação, que é fácil de entender e de aplicar.

Processo do inbound marketing

O processo de operação do Inbound marketing é simples e deve ser feito em 4 etapas. São elas:

  1. Atrair: É imprescindível que você consiga o tráfego qualificado para seus canais digitais, fazendo com que estranhos se tornem visitantes regulares em suas redes, por meio de conteúdos relevantes e valiosos pra sua empresa, através de posts, blogs, redes sociais;
  2. Converter: Depois de obter um grande número de visitantes, você deve convertê-los em leads. Leads são pessoas que, em algum momento, interagiram com a sua marca de forma virtual, ou seja, são pessoas que se tornaram oportunidades de negócios reais para sua empresa, geralmente os visitantes mais engajados. Faça isso através de e-mails de marketing, calls to action, materiais ricos, mas nada de forma inconveniente, pois assim você gera efeito reverso;
  3. Vender: Depois de gerar conteúdos relevantes para seus leads conquistados, é preciso avaliar quem está no estágio certo para que você possa fechar venda, através de ligações, mensagens, e-mails personalizados;
  4. Encantar: Aqui está a importância do pós-venda! A sua relação com o cliente não se limita até o momento da venda. Você deve atenção a este cliente, pois ele foi uma conquista sua. Você deve encantá-lo, para que ele seja propagador de sua marca. Temos muitas formas de marketing, temos a tecnologia a nosso favor, mas a propaganda “boba a boca” ainda não foi superada, e duvido muito que seja! Você alcança isso dando a melhor experiência de compra e de pós-venda a seus clientes, mantendo canais de comunicação abertos, e-mails personalizados, com conteúdos relevantes.

Portanto, não pense que investir em inbound marketing seja jogar dinheiro fora. Ao contrário, é uma nova estratégia que fará o seu negócio crescer avidamente.

Não se esqueça de que, ao criar o conteúdo de sua página, blog, ou e-mail, você deve saber a quem se dirige, deve conhecer a sua persona, pois assim, o visitante poderá perceber que aquele conteúdo foi feito pra ele, e assim poderá se identificar com sua marca. Também não se deve abandonar um lead, nem depois da compra e muito menos antes desta, mesmo que ele tenha se mostrado desinteressado. O certo é que você trabalhe com ele.

Primeiro você deve descobrir o que está errado, qual o motivo dele não estar interessado em seu produto. Pode ser que ele esteja passando por algum momento de dificuldade financeira, mas que logo passará, e aí sim, ele poderá se tornar um cliente. Você deve aproveitar este tempo para nutri-lo com conteúdos relevantes e úteis, assim ele ficará cada dia mais interessado em comprar. Não se pode desperdiçar oportunidades de vendas futuras!

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