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Interagir com seu cliente é mais importante do que você imagina. É a grande parte do todo processo, seja para entender o que ele necessita, quais são suas “dores” e para planejar qual a melhor estratégia.
Interagir é uma forma de humanização de todo o fluxo. Te torna próximo ao teu cliente e o fideliza. Vamos a algumas dicas:
O primeiro ponto para uma interação efetiva com seu cliente é dar atenção a ele. E o principal: seja em elogios ou… reclamações!
É importante saber separar muito bem as coisas. É claro que todos nós gostamos de ouvir elogios quando elaboramos uma boa estratégia que se converte em vendas, leads qualificados e engajamento para o cliente.
Mas é preciso saber ouvir críticas! São elas que nos moldam e que nos guiam a mudar uma estratégia que porventura pode estar dando errada (ou não estar de acordo com o que seu cliente deseja)
Críticas construtivas são sempre bem-vindas. Também devemos nos preparar para aquelas críticas que não são tão construtivas assim. Às vezes pode acontecer de um cliente não estar bem no dia, ou estar com algum problema. Por isso, saiba filtrar aquilo que te faz bem, e releve sempre!
Muita, mas muita atenção nesse tópico! Existem clientes que você tem um tipo de relacionamento mais amistoso e informal, em que pode usar um vocabulário descontraído.
Mas… existem certos clientes que não gostam tanto assim da informalidade, e que preferem uma linguagem mais formal. Por isso, é preciso saber dosar o grau de intimidade que você tem com seu cliente e saber até onde ir com o seu vocabulário.
Outra dica: ser descontraído não significa ser “engraçadão”. #ficadica
Juntando o primeiro tópico com o segundo, vem a terceira dica para você interagir com assertividade: saiba ouvir! Essa parte do processo envolve entender as dores do seu cliente, o que ele espera atingir, quais são seus objetivos e que recursos ele tem disponível para a elaboração de um projeto de mídia.
Às vezes, a estratégia de marketing será mais simples do que você imagina. Basta saber ouvir!
Fazer reuniões esporadicamente com seu cliente, seja por telefone ou vídeo-chamada, ajuda a humanizar o processo de interação. Faça perguntas breves como, por exemplo, as abaixo:
Utilize as respostas para essas perguntas como um feedback particular para você! A partir disso, saiba melhorar e aprimorar seus pontos fracos.
Lembre-se: o cliente é o dono do próprio negócio, então é ele que vai te guiar na melhor direção!
Seja objetivo. Ponto.
Simples assim? Pode não parecer, mas um “não” pode dizer mais que 10 “sim”. Tem como fazer uma campanha XYZ? Posso divulgar minha marca em tal canal? Essa estratégia que funciona com a marca W funcionará com a minha?
Respondendo essas perguntas para o cliente é uma forma de guia. Seja objetivo.
Sabemos que o marketing digital e suas estratégias mudam quase que diariamente. Uma novidade implementada ontem pode não ser a ideal para ser executada hoje. Por isso, é preciso estar sempre antenado com as novidades que o mercado oferece, e por que não oferecê-las aos seus clientes?
Nenhuma estratégia elaborada não pode ser mudada ou alterada no meio do caminho! Lembre-se disso!
E aí? O que achou do nosso conteúdo? Tem mais alguma dica que você acha que ficou de fora? Então deixe seus comentários abaixo!
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